sábado, 26 de novembro de 2011

O Ciclo do Nitrogênio


O nitrogênio, como já foi mencionado, está em grande quantidade na atmosfera. Mas como esse nitrogênio chega até nós, se não absorvemos ele durante a respiração? Simples. O nitrogênio é absorvido quando nos alimentamos. O N2 atmosférico é absorvido pelas plantas, através de suas raízes, onde encontram-se bactérias chamadas de bactérias fixadoras de nitrogênio. Estas capturam o nitrogênio atmosférico e o disponibilizam para as plantas. Além destas, o nitrogênio também é fixado por processos industriais, além de processos naturais como raios e os vulcões, porém em menor quantidade. Os animais se alimentam dessas plantas e assim absorvem o nitrogênio. Nós nos alimentamos tanto dos animais como das plantas, absorvendo o nitrogênio também.

Fonte: Brasil Escola. Ciclo do Nitrogênio: Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/ciclo%20nitrogenio(1).jpg


Quando os animais excretam ou morrem, o nitrogênio volta a ser disponibilizado no solo em forma de amônio. Novamente as bactérias transformam esse amônio em nitrato e, posteriormente, em nitrito, processo chamado de nitrificação. Todas essas formas podem ser assimiladas pelas plantas, assim o nitrogênio volta para a cadeia alimentar. No entanto, uma parte pode ser transformada e devolvida para atmosfera, por bactérias, processo chamado de denitrificação.


Processo de nitrificação:

Processo de denitrificação:

Fonte: Eficiência dos fertilizantes - Parte 1 - Perdas de Nitrogênio. Disponível em: http://agronomiacomgismonti.blogspot.com/2009/07/eficiencia-dos-fertilizantes-parte-i.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário